2009

Obras que participaram da 4a. Mostra CineTrabalho (2009):

Tecido Memória
Documentário, (RJ) 2009 – 110′
Direção: Sergio Leite Lopes e Celso Brandão
Produção: Sergio Leite Lopes, Celso Brandão, Estrela do Norte
A contra-corrente do esquecimento de sua importância social, os trabalhadores têxteis de Pernambuco reconstituem a sua vida cotidiana no auge do poder patronal sobre cidades e bairros industriais; e narram a saga de suas lutas por direitos sociais e melhores condições de trabalho e moradia até os anos recentes. Baseado em pesquisa antropológica e historiográfica feita desde 1976 e retomada para filmagem entre 2006 e 2008.

Tons de Totonho
Documentário, Mini DV, (CE) 2009 – 19′
Direção e Produção: Carlos Normando
Mestre Totonho é um pequeno agricultor do sertão cearense e divide seu tempo entre a roça e a oficina improvisada no quintal de casa, onde constrói violinos e violoncelos.

A Rota do Pescado
Documentário, (RJ) 2009 – 30′
Direção e Produção: Beto Novaes e Cleisson Vidal
A Rota do Pescado retrata as dificuldades da pesca artesanal em Arraial do Cabo frente à intensificação da pesca industrial predatória e do turismo. Nos mares do Arraial a cadeia alimentar marinha está sendo destruída, o fundo do mar degradado, os cardumes desaparecendo e os pescadores artesanais encontrando dificuldades para sobreviver com dignidade. Como resposta às demandas sociais e ambientais foi criada a Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo. Porém, depois de 12 anos da sua fundação os problemas dos pescadores e da sustentabilidade ambiental não estão resolvidos. O vídeo suscita o debate público sobre estas questões.

No Ritmo das Águas
Documentário, VHS, (PA) 2002 – 21′
Direção: Josinete Pereira Lima, Maria Cristina Maneschy e Ilma Bittencourt
Produção: Josinete Pereira Lima, Maria Cristina Maneschy e Maria Luzia Miranda Álvares
Nas áreas ribeirinhas e costeiras da Amazônia, os trabalhos das mulheres envolvem saberes e práticas muito variadas, com o uso de recursos naturais aquáticos e terrestres. Nas tarefas de prover os cuidados do lar, lá estão elas de novo, na batalha diária. Ao iniciar o novo milênio, muitas mulheres estão participando de associações comunitárias e profissionais. Buscam qualificação técnica e melhoria de vida para os seus. Este vídeo retrata a trajetória de mulheres na zona rural paraense.

Paratodos
Documentário, Mini DV, (RJ) 2007 – 10′
Direção: Sérgio Santeiro
Produção: Ufficinave e Sérgio Santeiro
Discurso ao Conselho Universitário contra a privatização do Canal Universitário e o desmonte do audiovisual na Universidade Federal Fluminense.

Celiomar em Dó Maior
Documentário, Mini DV, (CE) 2005 – 22′
Direção e Produção: Carlos Normando
Celiomar é um sanfoneiro cearense radicado em São Paulo e conta como nasceu cego, sua infância, a primeira sanfona, o forró do nordeste e do sudeste, além de tocar alguns clássicos de Luiz Gonzaga.

Meninos do Tráfego
Animação, DVD, (RJ) 2006 – 2’28”
Direção e Produção: Pedro Pazelli
Dois meninos contam sua forma de trabalhar na cidade grande e as dificuldades, sendo pobres.

Um Zé
Ficção, Mini DV, (SP) 2009 – 12′
Direção: Sabrina Greve
Produção: Margarida Brandão e Tozatti Produções
Uma tragicomédia sobre um desempregado que se transforma numa celebridade instantânea.

Leitura de Barraco
Documentário, Mini DV, (SP) 2009 – 20′
Direção: Cid Machado
Produção: Lucília Romão
O documentário “Leitura de Barraco” apresenta depoimentos sobre a construção de uma biblioteca itinerante no assentamento rural Mário Lago onde vivem cerca de trezentas famílias de integrantes do MST. Os livros, ao invés de ficarem estaticamente ordenados nas prateleiras de uma biblioteca, são dispostos em caixotes de hortaliças e legumes e circulam pelos núcleos de barracos dos camponeses semeando a leitura e a colheita nos é dada em histórias de vida enriquecidas pelas histórias dos livros.

Advertisements