2012

> Imagens

> Inscrições 2012


Obras selecionadas para a 7a. Edição:

Aterro
(Brasil) Documentário, HD, 2011 – 72′ (cartaz)
Direção: Marcelo Reis
Produção: Marcelo Reis e Patrícia Vieira
Belo Horizonte é uma cidade planejada, construída e inaugurada sob os preceitos progressistas no final do século XIX. Em cerca de meio século, sua produção de lixo ultrapassou os limites do sistema de gestão de resíduos e todo o lixo passou a ser jogado a céu aberto a menos de 5 km do centro da cidade. Aterro é um filme sobre sete mulheres pioneiras da catação de lixo no Brasil. Diante do atual e controverso sistema de aterragem, elas falam do aparente inevitável destino do lixo.

Carne, Osso
(Brasil) Documentário, HD, 2011 – 65′
Direção: Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros
Produção: Maurício Hashizume
Na esteira do aumento do consumo de carne e frango no País e da exportação alcançada pelos frigoríficos brasileiros, as jornadas de seus trabalhadores vêm se tornando cada vez mais estafantes, penosas e perigosas. A exigência de um rendimento crescente nas linhas de produção obriga os funcionários a uma rotina progressivamente mais rápida, implicando a realização de diversos movimentos repetitivos por minuto, o que vêm levando a inúmeros problemas de saúde. Tendinites, dores, artroses, atrofias de nervos, problemas de juntas e de coluna integram o quadro de doenças profissionais do setor, muitas vezes responsáveis pela incapacitação de diversos empregados – alguns deles, não só para funções no mercado dos frigoríficos, mas para todo e qualquer trabalho, em faixas etárias relativamente jovens.

Educadores populares. Quehaceres y desafíos
(Argentina) Documentário, DV, 2011 – 34′
Direção: Caudia Figari e Marcelo Hernández
Produção: Investigadores/as Centro de Estudios e Investigaciones Laborales (CEIL-CONICET); Programa de Estudios Críticos sobre Movimiento Obrero (PECMO); docentes y estudiantes de la Universidad Nacional de Luján; Sofovial
El relato de este video-proceso se construye a partir del trabajo en talleres que contaron con la participación de educadores populares junto a docentes y estudiantes de la universidad (UNLu), espacios que favorecieron la reflexión y producción colectiva acerca del sentido de la educación popular, el rol de los educadores y los vínculos entre las políticas públicas y las organizaciones que movilizan diversas experiencias.

Fragmentos
(Brasil) Documentário, 2011 – 70′
Direção: Profa. Dra. Maria Aparecida de Morais Silva
Edição e Finalização: Letícia Ferreira e Natália Takekoshi
As histórias narradas neste documentário reportam-se aos fragmentos das experiências vividas por trabalhadoras e trabalhadores rurais nos canaviais e laranjais paulistas. Seus corpos refletem as duras condições de trabalho impostas pelas empresas ao longo de suas trajetórias laborais. São histórias marcadas pela História. Baseado em pesquisa sociológica realizada em 2005, após denúncia das mortes de trabalhadores nos canaviais paulistas. O Projeto de pesquisa foi coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida de Morais Silva, com apoio do CNPq, FAPESP, Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), UFSCar e Unesp.

A Melhor Idade
(Brasil) Ficção, HD, 2012 – 14′
Direção: Angelo Defanti
Produção: Bárbara Defanti, Felippe Mussel
Meu nome é Antenor, tenho 70 anos e uma ferida na perna. Tive que escolher entre o remédio pra diabetes e a mensalidade de TV de cabo. Escolhi a TV. Aos setenta anos, quem precisa de pernas?

Pacobá
(Brasil) Ficção, HD, 2012 – 22′ (cartaz)
Direção: Thiago de Miranda
Produção: Rafael Naves Beauchamps
No Vale do Ribeira (São Paulo), uma família luta e resiste para sobreviver com sua pequena propriedade.

Projeto Redução da Informalidade por Meio do Diálogo Social
(Brasil) Documentário, 2011 – 17′
Direção: Pedro Aspahan
Produção: Morgana Rissinger
Os depoimentos espontâneos relatam as experiências de trabalhadores nos setores da construção civil, confecções e rural, no ambito do Projeto, coordenado pelo DIEESE.

Relações de Trabalho no Porto Caiuá
(Brasil) Documentário, Mini DV, 2011 – 23′
Direção: Alessandra B. Chaves
Produção: Júlio C. K. Macedo
Comunidade de pescadores, do interior do Mato Grosso do Sul, luta por sua sobrevivência tendo como alternativa o desenvolvimento sustentável.

A Saga de Maria Antônia
(Brasil) Ficção, HD, 2011 – 19′ (cartaz)
Direção: Alexandre Estevanato
Produção: Estevacine Filmes
Uma mulher com seus sete filhos, vai para o Estado de São Paulo tentar uma vida mais digna e um futuro melhor para sua família. Diante o peso do trabalho diário, seu refugio acaba sendo, além dos filhos, a sua viola. Ela toca viola para os filhos dormirem e ao mesmo tempo se regozija ao som de seu instrumento, que vem de outras gerações de sua família. Uma realidade em que para comer é preciso sofrer e para viver é necessário sonhar.

Sinfonia em São Paulo
(Brasil) Documentário, HD, 2012 – 6′
Direção e Produção: Davi Mello e Gustavo Costa
São Paulo – 458 anos. Os ruídos da capital paulista, as canções do povo e a diversidade em rodas. A emoção de um artista e os corações pulsantes por São Paulo.

Advertisements